Qual o objetivo de estudar a Regra em sua Fraternidade?

Queridos irmãos e irmãs,

Nesta época em que tantas coisas se desdizem, diferentes ideologias fervilham, valores caducam como se fossem simples hipóteses, espiritualidades se diluem e se tornam amorfas, as dúvidas se multiplicam, e as esperanças não têm uma direção certa, a Fé que nos foi concedida, unicamente pela misericórdia do Senhor,  aponta para a necessidade de um mergulhar contínuo em nossas raízes franciscanas, um garimpar a terra fecunda de nossa Regra, e sugar a essência da vida que nela está contida.

 

A Regra da OFS, conhecida por nós como “Regra e Vida” é muitas vezes estudada sem muito afinco o que nos deixa um gosto de superficial, um “sem sabor” que não nos conduz ao compromisso de vivê-la. Por isso, desde a equipe de formação anterior, foi sentido fortemente o impulso amoroso de conhecê-la mais, de cavar fundo nas entrelinhas de seu Prólogo e Artigos e na Bênção de São Francisco colocada no final.

 

Estamos a caminho da celebração dos 800 anos de nossa Primeira Regra, Memoriale propositi : Regra da OFS de 1221 (Papa Gregorio IX). Assim inicia o Papa Gregorio IX: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. O Memorial do Propósito de vida dos irmãos e das irmãs da penitência, que vivem nas próprias casas, iniciado no ano de 1221, é este: .........”

 

Como vemos, é em nome da Trindade Santíssima que nos é concedido viver nossa Regra, inscrita no coração da Igreja de Cristo, confiada a nós pelo Sumo Pontífice. Ficamos exultantes em saber disso. Mas, se a nós foi entregue para ser lida, meditada, refletida, colocada na concretude da nossa realidade humana, precisamos, como resposta de gratidão e reconhecimento da Paz e do Bem que dela advém, produzir frutos de fraternidade.

          

Durante o período de 2016 a 2020, estudaremos juntos nossa Regra, que será dividida de acordo com Temas propostos pela Equipe de Formação atual. Estes textos serão encaminhados para os Coordenadores de Área,  os Regionais, que os enviarão para as Fraternidades Locais, e também serão disponibilizados no site oficial da OFS. A cada texto serão indicadas ações a serem realizadas pelas Fraternidades.

 

Os dois primeiros textos para o estudo da nossa Regra: Dos que fazem penitência e Dos que não fazem penitência, para serem melhor aprofundados e guardados em nosso coração, sugerimos serem o conteúdo de dois retiros, um em janeiro, e o outro em fevereiro, já no tempo da Quaresma. Os outros textos, que serão enviados e disponibilizados no site da OFS, deverão ser estudados um a cada mês seguinte. Para que tenhamos unidade nos estudos. Esperamos que o amor com que estão sendo produzidos os textos, sejam motivo de empenho de cada irmão e irmã, em conhecer melhor nossa Regra para melhor vivê-la.

 

Um grande abraço fraterno, junto com o desejo de aproveitarmos juntos esses momentos prazerosos de estudo e reflexão.

 

  Marúcia Conceição Tocantins Conde

 Coordenadora Nacional de Formação 

Autores: Raphael Taboada, OFS e Ariana Baccin, OFS A OBEDIÊNCIA Artigo 10 da Regra da OFS 01 - CHEGADA, silêncio, oração pessoal... (acende-se uma vela enquanto se canta) Mantra: Vinde, Santo Espírito! (4x) 02 – ORAÇÃO INICIAL SAUDAÇÃO ÀS VIRTUDES Salve, ó rainha sabedoria, o Senhor te salve, com tua…
Irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular segue para estudo e aprofundamento a primeira apostila sobre o Estudo da Regra em Fraternidade, bem como um encarte com textos para o Serviço de Enfermos e Idosos (SEI). Esperamos que esse material seja muito fecundo em sua fraternidade... Baixe a apostila online.…
“A Virgem Maria, humilde serva do Senhor, disponível à sua palavra, e a todos os seus apelos, foi cercada por Francisco de indizível amor e foi por ele designada Protetora e Advogada da sua família. Que os franciscanos seculares testemunhem a Ela seu ardente amor pela imitação de sua incondicionada…
“façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir’ Assim como Jesus foi o verdadeiro adorador do Pai, façam da oração e da contemplação a alma do próprio ser e do próprio agir’. Participem da vida sacramental da Igreja, principalmente da Eucaristia, e se…
FRANCISCANOS SECULARES, “IRMÃOS E IRMÃS DA PENITÊNCIA” Conversão a partir do pensar e agir de Cristo e seu Evangelho e da Reconciliação Texto de Maria de Lourdes Nunes Carvalho, OFS “Como "irmãos e irmãs da penitência", em virtude de sua vocação, impulsionados pela dinâmica do Evangelho, conformem o seu modo…
FRANCISCANOS SECULARES: ANUNCIANDO CRISTO PELA VIDA E PELA PALAVRA Por: Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM Petrópolis, RJ Sepultados e ressuscitados com Cristo no Batismo, que os torna membros vivos da Igreja, e a ela mais fortemente ligados pela Profissão, (os franciscanos seculares) tornem-se testemunhas e instrumentos da sua missão entre…
Os franciscanos seculares, portanto, procurem a pessoa vivente e operante do Cristo nos Irmãos, na Sagrada Escritura, na Igreja e nas Ações Litúrgicas. A fé de São Francisco, que ditou estas palavras: “Nada vejo corporalmente neste mundo do altíssimo Filho de Deus, senão o seu santíssimo corpo e o santíssimo…
Autora: Ana Carolina Miranda, OFS OBSERVAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO 4º Artigo da Regra da OFS Oração Inicial Onipotente, eterno, justo e misericordioso Deus, dai a nós, míseros, por causa de vós, fazer o que sabemos que quereis e sempre querer o que vos agrada, para que, interiormente purificados,…
Em comunhão com a igreja em tempos de acentuadas mudanças Texto de Moema Miranda, OFS 01. ORAÇÃO INICIAL Oração cristã com a criação Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura.…
 Texto de: Marúcia Conde, OFS A PERFEIÇÃO DA CARIDADE A ela somos impulsionados pelo Espírito Santo 01 - ORAÇÃO INICIAL: “Senhora santa caridade, o Senhor te salve com tua irmã, a santa obediência.” (SdVi-São Francisco de Assis) Senhor, tu és a Caridade, tu és o Amor. Na Caridade que é…
Texto de: Antônio Benedito Bittencourt, OFS TEMA: RECÍPROCA COMUNHÃO VITAL ARTIGO 1° DA REGRA DA OFS 1) CANTO INICIAL ( a escolher canto vocacional) 2) ORAÇÃO INICIAL: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Dirigente: Irmão, a nossa vocação é o maior de todos os benefícios…
Prólogo da Regra da OFS II − DOS QUE NÃO FAZEM PENITÊNCIA (Cap.II) Oração de Abertura Senhor Jesus, tu és a vida Senhor Jesus Cristo, tu és a verdade! Ilumina-nos, te pedimos, com a graça de teu Espírito, para que possamos crer no amor que apareceu em ti no meio…
Prólogo da Regra da Ordem Franciscana Secular Exortação de São Francisco aos irmãos e irmãs da penitência Carta aos Fieis (Primeira recensão) Oração de abertura Ao Espírito de Amor Vem, Espírito do Pai e do Filho. Vem, Espírito de amor. Vem, Espirito da infância e da paz, da confiança e…
Queridos irmãos e irmãs, Nesta época em que tantas coisas se desdizem, diferentes ideologias fervilham, valores caducam como se fossem simples hipóteses, espiritualidades se diluem e se tornam amorfas, as dúvidas se multiplicam, e as esperanças não têm uma direção certa, a Fé que nos foi concedida, unicamente pela misericórdia…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde,
Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20081-290 - Fone: 55 (21) 2240-4565
Email: ofsbr@terra.com.br