Qual o objetivo de estudar a Regra em sua Fraternidade?

Queridos irmãos e irmãs,

Nesta época em que tantas coisas se desdizem, diferentes ideologias fervilham, valores caducam como se fossem simples hipóteses, espiritualidades se diluem e se tornam amorfas, as dúvidas se multiplicam, e as esperanças não têm uma direção certa, a Fé que nos foi concedida, unicamente pela misericórdia do Senhor,  aponta para a necessidade de um mergulhar contínuo em nossas raízes franciscanas, um garimpar a terra fecunda de nossa Regra, e sugar a essência da vida que nela está contida.

 

A Regra da OFS, conhecida por nós como “Regra e Vida” é muitas vezes estudada sem muito afinco o que nos deixa um gosto de superficial, um “sem sabor” que não nos conduz ao compromisso de vivê-la. Por isso, desde a equipe de formação anterior, foi sentido fortemente o impulso amoroso de conhecê-la mais, de cavar fundo nas entrelinhas de seu Prólogo e Artigos e na Bênção de São Francisco colocada no final.

 

Estamos a caminho da celebração dos 800 anos de nossa Primeira Regra, Memoriale propositi : Regra da OFS de 1221 (Papa Gregorio IX). Assim inicia o Papa Gregorio IX: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém. O Memorial do Propósito de vida dos irmãos e das irmãs da penitência, que vivem nas próprias casas, iniciado no ano de 1221, é este: .........”

 

Como vemos, é em nome da Trindade Santíssima que nos é concedido viver nossa Regra, inscrita no coração da Igreja de Cristo, confiada a nós pelo Sumo Pontífice. Ficamos exultantes em saber disso. Mas, se a nós foi entregue para ser lida, meditada, refletida, colocada na concretude da nossa realidade humana, precisamos, como resposta de gratidão e reconhecimento da Paz e do Bem que dela advém, produzir frutos de fraternidade.

          

Durante o período de 2016 a 2020, estudaremos juntos nossa Regra, que será dividida de acordo com Temas propostos pela Equipe de Formação atual. Estes textos serão encaminhados para os Coordenadores de Área,  os Regionais, que os enviarão para as Fraternidades Locais, e também serão disponibilizados no site oficial da OFS. A cada texto serão indicadas ações a serem realizadas pelas Fraternidades.

 

Os dois primeiros textos para o estudo da nossa Regra: Dos que fazem penitência e Dos que não fazem penitência, para serem melhor aprofundados e guardados em nosso coração, sugerimos serem o conteúdo de dois retiros, um em janeiro, e o outro em fevereiro, já no tempo da Quaresma. Os outros textos, que serão enviados e disponibilizados no site da OFS, deverão ser estudados um a cada mês seguinte. Para que tenhamos unidade nos estudos. Esperamos que o amor com que estão sendo produzidos os textos, sejam motivo de empenho de cada irmão e irmã, em conhecer melhor nossa Regra para melhor vivê-la.

 

Um grande abraço fraterno, junto com o desejo de aproveitarmos juntos esses momentos prazerosos de estudo e reflexão.

 

  Marúcia Conceição Tocantins Conde

 Coordenadora Nacional de Formação 

Segunda, 07 Outubro 2019 12:23

Estudo da Regra em Fraternidade - Artigo 22

ESTUDO DA REGRA E VIDA DA OFS EM FRATERNIDADE Artigo 22 Preparação do Ambiente: imagem de São Francisco, a Regra, uma vela acesa como símbolo da chama da vocação, painel com fotos da ereção da Fraternidade, o documento do Decreto da Ereção Canônica, o livro das Crônicas que contém o…
Terça, 01 Outubro 2019 15:37

Estudo da Regra em Fraternidade - Artigo 21

Estudo da Regra em fraternidade: Artigo 21 da Regra e Vida da OFS O ambiente pode ser uma sala ornada simplesmente com uma Bíblia, um crucifixo de São Damião, São Francisco e Nossa Senhora, se possível. Os membros presentes podem preparar o espírito com o silêncio, por meio de um…
Paz e bem! Nesta segunda-feira, dia 24/06/2019, a OFS celebra os 41 anos da confirmação de sua Regra Renovada, aprovada pelo Papa Paulo VI no ano de 1978. Neste momento de alegria pelo nosso carisma nosso modo de viver, a OFS do Brasil lança a segunda parte da Apostila de…
Estudo da Regra em fraternidade: Artigo 20º da Regra e Vida da OFS Canto (“É isso que queremos” – Frei Florival Mariano) Se alguém quiser vir após mim, deverá a si mesmo renunciar E com o mais sincero “sim” seguir-me e sua cruz carregar É isso que queremos, é isso…
Artigo 19 da Regra Mensageiros da Paz e Diálogo Ambiente: Pequeno altar com Crucifixo, Bíblia, Regra, imagem de Nossa Senhora. Mantra: Devocionário No 131.2 - P. 657 - Não perca de vista seu ponto de partida. Canto Inicial: Cristo, quero ser instrumento Devocionário - No 19 – P. 606 Oração…
Artigo 18 da Regra da OFS A FRATERNIDADE UNIVERSAL FRANCISCANA Ambientação: 01 vela amarela, 01 vela azul, folhas secas, água, braseiro, terra, sementes, ervas, frutas, Cruz de São Damião, tecido branco, logo da OFS, Bíblia, Regra da OFS. ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO Animador (a): Irmãos e irmãs, paz e bem! Francisco…
Quarta, 20 Fevereiro 2019 18:15

Estudo da Regra em Fraternidade - Artigo 17

ARTIGO 17 DA REGRA DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR A riqueza de ser Família 01 - Canto Inicial: Oração pela Família (Padre Zezinho) Que nenhuma família comece em qualquer de repente Que nenhuma família termine por falta de amor Que o casal seja um para o outro de corpo e de…
Terça, 19 Fevereiro 2019 11:43

Estudo da Regra em Fraternidade - Artigo 16

ARTIGO 16 DA REGRA DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR O TRABALHO “Estimem o trabalho como um dom e como participação na criação, na redenção e no serviço da comunidade humana”. I – ORAÇÃO INICIAL 1 - Preparação do Ambiente Velas, Flores, Bíblia, Escritos de São Francisco, Regra da OFS e alguns…
“PRESENÇA DOS FRANCISCANOS SECULARES NA SOCIEDADE” Testemunho, ações e compromisso com opções concretas e coerentes com a fé. Texto de Maria de Lourdes Nunes Carvalho, OFS “Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, bem como por iniciativas corajosas, quer individuais quer comunitárias, na promoção da justiça, particularmente no âmbito…
O FRANCISCANO SECULAR É CHAMADO A VIVER A SUA VOCAÇÃO NO ESPÍRITO DE SERVIÇO E ORAÇÃO EM CRISTO Art.14 da Regra da OFS - Chamados, juntamente com todos os homens de boa vontade, a construírem um mundo mais fraterno e evangélico para a realização do Reino de Deus e conscientes…
 “Assim como o Pai vê em cada ser humano os traços do seu Filho, Primogênito entre muitos irmãos, os franciscanos seculares acolham todos os homens com espírito humilde e benevolente, como um dom do Senhor e imagem de Cristo. O sentido da fraternidade os tornará dispostos a igualar-se com alegria…
“Livres para o amor de Deus e dos irmãos’ 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo tornar-se-ão livres para o amor de Deus e dos irmãos. 1. Oração Inicial: Oração de louvor D – O Senhor é a nossa Fortaleza!…
Tema: A pobreza do/a Franciscano/a Secular “Cristo, confiado no Pai, embora apreciasse atenta e amorosamente as realidades criadas, escolheu para Si e para sua Mãe uma vida pobre e humilde. Assim, os franciscanos seculares procurem, no desapego um justo relacionamento com os bens temporais, simplificando sua própria exigências materiais. Estejam…
Autores: Raphael Taboada, OFS e Ariana Baccin, OFS A OBEDIÊNCIA Artigo 10 da Regra da OFS 01 - CHEGADA, silêncio, oração pessoal... (acende-se uma vela enquanto se canta) Mantra: Vinde, Santo Espírito! (4x) 02 – ORAÇÃO INICIAL SAUDAÇÃO ÀS VIRTUDES Salve, ó rainha sabedoria, o Senhor te salve, com tua…
Irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular segue para estudo e aprofundamento a primeira apostila sobre o Estudo da Regra em Fraternidade, bem como um encarte com textos para o Serviço de Enfermos e Idosos (SEI). Esperamos que esse material seja muito fecundo em sua fraternidade... Baixe a apostila online.…
Página 1 de 2
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde,
Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20081-290 - Fone: 55 (21) 2240-4565
Email: ofsbr@terra.com.br