Logotipo OFS

DISTINTIVO DA OFS DO BRASIL

O sinal distintivo externo de pertença à O.F.S. é o "TAU", inscrito num círculo, na forma recomendada pelo Conselho Nacional, como apresentado na figura acima.

Em virtude de ser a O.F.S. uma Ordem Secular, não tem sentido o uso do hábito ou veste à moda dos religiosos. Por isso, as Fraternidades que ainda usam essas vestimentas convencionais devem se adaptar ao disposto no parágrafo anterior (cf. Estatuto Nacional, Art. 3º, § 2º e 3º).

Na reunião do Conselho Nacional de 15 a 17 de novembro de 1996, foi aprovado o novo distintivo do franciscano secular do Brasil, que é o anterior, mais aperfeiçoado, bonito e que nos identifica como membros da O.F.S.

DESCRIÇÃO: Tem no círculo marrom a inscrição em dourado: "Ordem Franciscana Secular * Paz e Bem". Esta inscrição identifica a nossa Ordem e a saudação universal do Franciscano. A cor "marrom" deste círculo é a cor oficial da Família Franciscana e está circunscrito e inscrito com duas "alianças" em dourado que, no seu conjunto, significa a "Aliança" com Deus. Circular, porque é eterna. A cor dourada simboliza a grandeza, a majestade de Deus.

No círculo interno, de fundo branco, está colocado o mapa do Brasil, em amarelo, com o "Tau". O fundo na cor "branca", significa a pureza de coração. O mapa do Brasil na cor "amarela" identifica o nosso pais, diante dos demais, e significa a grandeza e a riqueza do Brasil e, também, a nossa por pertencer a OFS, cujo objetivo é "atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular" (R. OFS 2) .

 

O "TAU"

O Tau é a última letra do alfabeto hebraico; a décima nona letra do alfabeto grego; sinal bíblico usado pelo profeta Ezequiel:

"Chamou o Senhor Deus o homem vestido de linho branco, que trazia à cintura os instrumentos de escriba e lhe disse: percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com um "T" na fronte os que gemem e suspiram devido a tantas abominações que na cidade se cometem." (Ez 9,3-4)

Todo aquele que tinha sido assinalado com o "T" foi poupado do extermínio.

 

O Papa Inocêncio III (1160-1216) explica o sentido do Tau: "Tem a forma de Cruz; quem o traz consigo, vive sua fé."

São Francisco teve grande veneração por esta letra, pois lhe lembrava o grande amor de Cristo por nós.

 

Portanto, o Tau é:

A lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor;

Sinal de penitência e conversão interior;

Sinal de dor pelos pecados do mundo;

Recordação de nosso batismo; nossa marca de Filhos de Deus;

Sinal de salvação .

São Francisco selava o que escrevia com o Tau, para significar a densidade do Amor de Deus, concretizado na Cruz de Cristo, sinal de Salvação.

É um sinal que identifica os Franciscanos(as).

 

Os biógrafos franciscanos nos dão testemunhos da importância que São Francisco dava ao TAU: "O Santo venerava com grande afeto este sinal", "O sinal do TAU era preferido sobre qualquer outro sinal", "O recomendava, freqüentemente, em suas palavras e o traçava com as próprias mãos no rodapé das breves cartas que escrevia, como se todo o seu cuidado fosse gravar o sinal do TAU, segundo o dito profético, sobre as fontes dos homens que gemem e lutam, convertidamente a Jesus", "O traçava no início de todas as suas ações", "Com ele selava as cartas e marcava as paredes das pequenas celas" (cf. LM 4,9; 2,9; 3Cel 3). Assim Francisco vestia-se da túnica e do TAU na total investidura de um ideal que abriu muitos caminhos.

 

O TAU E A BÊNÇÃO

Francisco se apropriou da bênção deuteronômica, transcreveu-a com o próprio punho e deu a Frei Leão: "Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor mostre a tua face e se compadeça de ti. Que o Senhor volva o teu rosto para ti e te dê a paz. Irmão Leão; o Senhor te abençoe!" Sob o texto da bênção, o próprio Frei Leão fez a seguinte anotação: "São Francisco escreveu esta bênção para mim, Irmão Leão, com seu próprio punho e letra, e do mesmo modo fez a letra TAU como base". Assim, Francisco, num profundo momento de comunicação divina, com delicadeza paternal e maternal, abençoa seu filho, irmão, amigo e confidente. Abençoar é marcar com a presença, é transmitir energias que vêm da profundidade da vida. O Senhor te abençoe!

 

A entrega deste TAU, como distintivo da Ordem, realiza-se no Rito da Profissão.

 

Do irmão em Cristo e Francisco,

 

Rosalvo G. Mota, OFS

© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br