Prioridades para o triênio 2022-2025

 

Prioridades, Moções, Resoluções e Recomendações elencadas no XXXIX Capítulo Nacional Extraordinário Avaliativo e XVI Capítulo Nacional Extraordinário Eletivo da Ordem Franciscana Secular do Brasil.

          

As irmãs e irmãos, reunidos em Assembleia Geral, aprovaram as prioridades, moções, resoluções e recomendações para o triênio 2022-2025:

 

PRIORIDADES:

 

  1. Formação de novas lideranças: como forma de promover a renovação dos conselhos e serviços, em todos os níveis, tendo em vista o fortalecimento do carisma e da identidade do Franciscano Secular, de forma contínua.
  2. JPIC: sendo o serviço uma forma de expressão do cuidado com a Casa Comum, é importante que o trabalho seja implementado de forma efetiva, particularmente em nível regional e local.
  3. Promoção Vocacional: como forma de revitalizar e revigorar as Fraternidades, por meio de dois eixos:

- Na criação e/ou fortalecimento da JUFRA e INAFRA.

- No despertar e acolhimento de novas vocações adultas.

  1. Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI): fortalecimento do serviço em todos os níveis como forma de ampliar a compreensão e o cuidado com os irmãos e irmãs.

 

MOÇÕES:

 

Moção de Agradecimento:

  1. Aos irmãos e irmãs do regional Nordeste B2 pela organização e acolhida durante o Capítulo Eletivo Nacional.
  2. Ao Frei Dorvalino Fassini, OFM, por sua dedicação e entusiasmo ao conduzir a presidência do colegiado dos Assistentes Espirituais do Conselho Nacional da OFS do Brasil no último quadriênio.
  3. Ao Ministro Geral, Tibor Kauser, e ao Frei Tomás Ginga Panzo Suva, OFMCap., Assistente Geral pela presença fraterna no Capítulo Eletivo Nacional.
  4. A(aos) Assistentes Espirituais pela presença afetiva no Capítulo Eletivo Nacional.
  5. Ao Bispo Dom Antônio Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda/Recife, pelo acolhimento dos irmãos e irmãs capitulares da Ordem Franciscana Secular.
  6. Ao Padre João Bosco Costa Lima, OFS, pela acolhida e presidência da Missa de abertura do Capítulo Nacional Extraordinário Eletivo - 2022.
  7. Ao Conselho Cessante pelo incansável serviço prestado aos Regionais, principalmente pela força e solidariedade demonstrada por ocasião do longo período da pandemia de Covid-19.

 

Moção de Agradecimento Póstuma:

  1. Ao irmão Devanir Reis e ao irmão Marcos Vinícius Guimarães, do Regional Sul 1 PR, por sua paixão e dedicação nos serviços prestados à OFS do Brasil.
  2. Aos irmãos e irmãs da OFS do Brasil falecidos em virtude da pandemia de Covid-19.

 

RESOLUÇÕES:

 

RCNOFS 01/2022 - Apoiar e divulgar a Campanha da Fraternidade 2023, de forma a incentivar as iniciativas de participação efetiva em todas as fraternidades locais, no combate à fome, priorizando o cuidado com os irmãos e irmãs franciscanos seculares que estejam passando por alguma necessidade.

 

RCNOFS 02/2022 - Dar continuidade e apoio necessário à Equipe de Articulação e Revisão dos Livros da OFS do Brasil até a conclusão de todos os materiais pretendidos.

 

RCNOFS 03/2022 - Garantir a participação dos representantes dos Serviços de JPIC, Promoção Vocacional e SEI nas reuniões do CNOFS como membros efetivos do Conselho Nacional, considerando a importância da Equipe de Formação Integrada, conforme consta nas Diretrizes de Formação da OFS do Brasil (2022), bem como na Resolução do Capítulo Nacional Ordinário Eletivo de Salvador, BA (2018).

 

RCNOFS 04/2022 - Garantir a continuidade do Colegiado Nacional da Animação Fraterna para a JUFRA do Brasil como representação no Conselho Nacional.

 

 

RECOMENDAÇÕES:

 

  1. Planejar e realizar as Visitas Fraternas e Pastorais com tempo suficiente para que se possa conhecer melhor a realidade dos Regionais e suas atividades.
  2. Apresentar de forma efetiva o número de irmãos e irmãs da OFS do Brasil, incentivando e utilizando como base o cadastramento dos irmãos e irmãs no Sistema Francelo, até o próximo Capítulo Avaliativo, previsto para 2024.
  3. Promover encontros formativos, presenciais ou virtuais, em cada nível, para o aprofundamento e aplicação das Diretrizes de Formação da OFS do Brasil, bem como dos Livros: Documentos, Vida em Fraternidade (com ênfase nas atribuições dos Serviços), Tempo de Iniciação e Tempo de Formação.
  4. Criar estratégias, com responsabilidade compartilhada em todos os níveis, para motivar a assinatura da Revista Paz e Bem como instrumento de formação.
  5. Articular ações do Serviço de JPIC com os demais movimentos da sociedade civil organizada, pastorais sociais, pastoral ecológica, grupos de Fé e Política e grupos de defesas de minorias, preferencialmente nos níveis Regional e Local.
  6. Incentivar que a experiência do Colegiado da Animação Fraterna, já existente em nível Nacional, seja replicada também nos Conselhos Regionais.
  7. Orientar por escrito as Fraternidades, em todos os níveis, para que zelem com dedicação da história da OFS do Brasil, com o arquivamento das atas, livros, documentos históricos e cadastro dos irmãos e irmãs de maneira adequada e em local seguro.
  8. Constituir a Equipe de História para incentivar e articular iniciativas de resgate histórico nas Fraternidades em todos os níveis, com particular atenção ao acervo das antigas Fraternidades de VOT (Venerável Ordem Terceira) em diferentes regiões do Brasil.

 

 

Olinda/PE, 21 de agosto de 2022.

 

 

 

 

 

© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br