Grandes Temas

Irmãos e irmãs, Paz e bem! Neste espaço é possível acompanhar textos de aprofundamento acerca das prioridades aprovadas em Capítulos anteriores.

Quinta, 01 Novembro 2018 19:06

POR AQUELES QUE JÁ LARGARAM NOSSAS MÃOS

A vida é uma viagem, longa ou breve. Sempre uma viagem. Caminhamos com tantos. De repente eles largam nossas mãos e ficamos cheios de saudades... E de esperança. Senhor, tenho saudades daqueles que tanto amei, daqueles que já se foram. Nesta hora venho te pedir por eles: que possam ver…
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM Francisco de Assis continua exercendo grande fascínio ainda em nossos tempos. Não somente os cristãos sentem-se por ele atraídos, mas todos aqueles que têm um coração reto e experimentam uma “saudade” interior de plenitude de vida. Há os que sem ingressarem em grupos religiosos seguem…
Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM Pensamos em ministro ou ministra. Na realidade a questão deveria ser formulada de outra maneira: O que se espera do ministro e de seu conselho? O ministro anima e governa com seu conselho. Certo que a figura do ministro tem como que alguma coisa de…
A presente reflexão destina-se de modo particular, aos formadores e formadoras dos irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular, especialmente nos primeiros tempos de discernimento e de escolha, mas também interessa aos responsáveis pela formação permanente. Vamos, no entanto, seguir de perto um texto publicado em italiano (La figura del…
Aquele que cura nossas feridas Espetáculo dolorido de ser contemplado é aquele em que temos diante de nossos olhos pessoas com graves ferimentos: um assaltante com arma branca ou de fogo abre o corpo do assaltado expondo suas vísceras no combate das guerras vemos corpos quase dilacerados feitos uma só…
Terça, 19 Mai 2015 17:41

SÚPLICAS AO ESPÍRITO

Espírito Santo, toma posse de meu coração, de todos os meus sentimentos, até mesmo dos mais secretos. Faze de meu frágil coração teu resplendente templo. Toma posse de meu corpo, de minhas faculdades, de minhas forças. Que coração e mente se unam num harmonioso canto de paz e de amor.…
1. Sempre de novo, cristãos e franciscanos seculares, precisamos refletir sobre os passos que estamos dando em nossa vida. Não podemos caminhar a esmo. Sentimos necessidade de voltar ao ponto de partida. Não nos tornamos franciscanos sem mais nem menos. Antes do tempo de nossa formação e profissão na Ordem…
1. A Fraternidade Franciscana Secular reúne homens e mulheres com desejos de seguir de perto Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. Querem ser discípulos do Mestre à maneira de Francisco e de Clara e de tantos outros leigos ou religiosos que viveram ou vivem à luz da espiritualidade franciscana. São pessoas…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br