Reflexões a partir do Espelho da Perfeição

Paz e bem, irmãs e irmãos da OFS do Brasil!

É com grande alegria que o Conselho Nacional da OFS, a partir da Coordenação de Comunicação, compartilha os textos do projeto “OFS e o Espelho da Perfeição”, que apresenta uma série de reflexões promovidas por convidados sobre os capítulos desta parte de nossas fontes.

Este projeto se inicia dentro do “recente” contexto da inserção da Comunicação como parte da Equipe de Formação. Desse modo, não podemos pensar no serviço da comunicação apenas como um “replicador de notícias”. Propõe-se então que sua atuação seja criativa e integrada aos demais serviços, nos levando à reflexão e ao aprofundamento no nosso carisma de variados modos.

Assim, neste projeto, apresentaremos os capítulos do Espelho da Perfeição e, a cada um deles, teremos um convidado que fará uma conexão entre o texto e nossa realidade enquanto franciscanos seculares, nos provocando a pensar na nossa vivência pessoal e em fraternidade.

Capítulo XI Como os frades, sobretudo os prelados e os dou­tos, se opuseram a ele na construção de lugares e edifícios pobrezinhos. 1 Como o bem-aventurado Francisco havia estabelecido que as igrejas dos frades fossem pequenas e suas casas feitas só de madei­ra e barro, como sinal da santa pobreza…
Capítulo X - Parte 2 A maneira de escolher os lugares nas cidades e ne­les construir, segundo a intenção de São Francisco. 16 A seguir, recebida a bênção do bispo, vão e façam cavar um grande fosso em torno do terreno que tiverem recebido para a construção do lugar e…
Capítulo X - Parte 1 A maneira de escolher os lugares nas cidades e ne­les construir, segundo a intenção de São Francisco. 1 Certa vez, quando se estava em Sena por causa da doença dos olhos, o senhor Boaventura, que dera aos frades o terreno onde foi construído o lugar,…
Capítulo IX Não queria ficar numa cela bonita ou que diziam ser sua. 1 Certo frade, muito espiritual e muito amigo do bem-aventurado Francisco, mandou construir, no eremitério em que permanecia, uma cela um pouco afastada, em que o bem-aventurado São Francisco pudesse ficar em oração, quando lá fosse. 2 …
Capítulo VIII Como repreendeu seu vigário por ter mandado construir ali uma pequena casa para rezar o oficio. 1 Em outra ocasião, o vigário de São Francisco mandou começar a construir, no mesmo lugar, uma pequena casa, onde os frades pudessem repousar e rezar suas horas; 2 porque, devido à…
Capítulo VII Como quis demolir uma casa que o povo de Assis construíra em Santa Maria da Porciúncula. 1 Aproximando-se o tempo do Capítulo geral, que se realizava todos os anos em Santa Maria da Porciúncula, vendo que os frades se multiplicavam a cada dia e que anualmente todos se…
Capítulo VI Como obrigou todos os frades a sair de uma casa que diziam ser casa dos frades 1 Ao passar por Bolonha, soube que recentemente fora ali construída uma casa dos frades. Logo que ouviu dizer que aquela casa pertencia aos frades, voltou atrás, saiu da cidade e ordenou…
CAPÍTULO V Da observância da pobreza nos livros, leitos, edifícios e utensílios 1 O Santo Pai ensinava os frades a procurar nos livros, não o valor material, mas o testemunho do Senhor; não a beleza, mas o proveito espiritual. Queria que tivessem somente alguns em comum, e sempre à disposição…
CAPÍTULO IV Do noviço que desejava ter um saltério com a permissão de S. Francisco 1 Certo dia, um noviço que sabia ler no saltério, ainda que não muito bem, obteve do Ministro Geral autorização para ter um. 2 Mas, porque ouvira dizer que S. Francisco não queria que seus…
ESPELHO DE PERFEIÇÃO CAPÍTULO III Como S. Francisco respondeu ao ministro que queria ter livros com a sua permissão e como os ministros, sem ele saber, fizeram suprimir da Regra o capítulo sobre as proibições do Evangelho 1 Um dia, depois de S. Francisco ter regressado da sua viagem ao…
ESPELHO DE PERFEIÇÃO PRIMEIRA PARTE Da Perfeita Pobreza CAPÍTULO II Como S. Francisco declarou a sua vontade e intenção sobre a observância da pobreza e como as manteve desde o princípio até ao fim 1 Fr. Ricério da Marca, nobre pelo nascimento mas mais ainda pela santidade, visitou, um dia,…
Paz e bem, irmãs e irmãos da OFS do Brasil! É com grande alegria que o Conselho Nacional da OFS, a partir da Coordenação de Comunicação, lança seu novo projeto, intitulado “OFS e o Espelho da Perfeição”, que apresentará uma série de reflexões promovidas por convidados sobre os capítulos desta…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde,
Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20081-290 - Fone: 55 (21) 2240-4565
Email: ofsbr@terra.com.br