Contribuição Financeira

"Para as despesas que ocorrem na vida da Fraternidade e para as necessárias às obras do culto, do apostolado e da caridade, todos os irmãos e irmãs ofereçam uma contribuição na medida de suas próprias possibilidades. Cuidem as Fraternidades locais de contribuir, por sua vez, para saldar as despesas dos Conselhos das Fraternidades de grau superior." (Regra 25)

 

Conscientização é uma das palavras-chave no que se refere à contribuição fraterna. Conscientizar é tomar consciência de algo; tomar conhecimento; tornar-se consciente. Nesse tema, precisamos relembrar e/ou tomar consciência de algo importante em nossas fraternidades, que, por várias vezes, passa despercebido ou sem a devida atenção.

Irmãos e irmãs, a contribuição fraterna é uma das prerrogativas para ser um membro da OFS, a partir do momento da admissão à fraternidade. É com essa contribuição que se assegura toda a vida financeira de sua fraternidade, incluindo as atividades que a mesma proporciona para os irmãos e, também, em caráter social, ao colaborar com a comunidade em que a mesma está situada. Esta contribuição é tão importante quanto qualquer outro serviço assumido em qualquer nível da Ordem Franciscana Secular. Deste modo, cada irmão deve tomá-la pra si como um dever, mas um dever de coração aberto e compreensivo para as necessidades da sua fraternidade. Por isso, cada um deve ter esse sentimento de pertença para com sua fraternidade, conhecendo seus direitos e deveres e, consequentemente, assumindo sua responsabilidade financeira.

© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Rua Adro de São Francisco, s/n, Saúde,
Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20081-290 - Fone: 55 (21) 2240-4565
Email: ofsbr@terra.com.br