Animação Fraterna Nacional: reflexões

O diálogo é fundamental para o bom desenvolvimento, seja do indivíduo, das famílias, das culturas, das comunidades, seja das religiões e, também, entre as nações e países. O diálogo é uma virtude na espiritualidade franciscana. Frei Vitório Mazzuco descreve que, no diálogo, através da palavra, da comunicação, da fala e…
Quinta, 11 Outubro 2018 04:40

Qual a saída da crise?

Em algum momento ou situação na vida atravessamos crises. A crise pode ser na vida pessoal, espiritual, profissional, familiar, social, econômica, ambiental ou mesmo na fraternidade. A origem da palavra significa fase de mudança ou momento difícil. Quem nunca passou por uma crise, pode estar certo que passará. Lembro do…
Quinta, 11 Outubro 2018 04:26

Capítulo Nacional da OFS em Salvador/BA

Temos um novo Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil eleito para o triênio 2018-2021 no XXXVII Capítulo Nacional realizado entre os dias 24 a 26 de agosto na cidade de Salvador, Bahia. Esse Capítulo marcado pela acolhida cultural das baianas e a beleza do mar de Itapuã deu…
Quarta, 10 Outubro 2018 03:56

Cultivar o Espírito Fraterno

Falar de fraternidade para nós que somos franciscanos seculares é vital, pois, não é possível viver o carisma e a vocação sem vivenciar o "ser fraterno”. É um exercício para toda vida, está intrínseco a nós o “espírito fraterno”. Porém, este espírito necessita de muito cuidado, cultivo, perseverança, humildade, oração…
Evangelização é transmitir o anúncio da Boa Nova, seja por palavras ou pelo testemunho vivo. Era esse o modo de Francisco de Assis evangelizar, pelo testemunho, conhecido como Evangelho vivo, tornou-se referência para o mundo. As atitudes frutificadas a partir do carisma franciscano promovem características de uma vida humana, simples…
Segunda, 05 Março 2018 19:29

Animação Fraterna uma entrega generosa

A vocação franciscana secular impulsiona e ensina a SERVIR, DOAR, ENTREGAR com humildade, com vontade e de todo o coração os nossos dons, o nosso tempo e a nossa vida. Como fazemos isso? Através dos diversos serviços que realizamos na fraternidade, na comunidade e na sociedade. Nosso Carisma FrancisClariano pede…
Segunda, 06 Março 2017 22:48

04 de Março: Dia do Animador Fraterno

A partir do trabalho significativo com a produção da Cartilha para Animadores Fraternos, desde o ano de 2015 a OFS e JUFRA do Brasil fixaram a data de 4 de março como o “dia do animador fraterno”, constituindo um momento privilegiado para a celebração da vocação desses irmãos e irmãs…
Quinta, 26 Janeiro 2017 14:50

Participação da juventude na sociedade

Em Minas Gerais a animadora fraterna Zélia tem procurado participar intensamente das atividades propostas pela Jufra e neste espaço destaca com suas palavras seu testemunho de franciscana secular junto à juventude. “É uma grande alegria a oportunidade de servir” Sempre vi com muita clareza a importância da participação da juventude…
Quinta, 22 Setembro 2016 20:22

Vocação franciscana secular

“É isto que eu quero, é isto que eu procuro, é isto que eu desejo fazer do íntimo do coração” (1Cel 8,22). Como franciscanos seculares temos conhecimento que dentre as famílias espirituais suscitadas pelo Espírito Santo na Igreja, a Família Franciscana reúne aqueles que se sentem chamados à vocação de…
© 2016 - Ordem Franciscana Secular do Brasil.
Edifício Darke, na Av. Treze de Maio, 23, Salas 2232 a 2234 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20031-007
Fone: (21) 3172-4789 ou (21) 99785-8960 (WhatsApp)
Email: ofsbr@terra.com.br